Júpiter e Saturno, Os Planetas Sociais




SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 15


JÚPITER E SEUS CICLOS, 
NA ASTROLOGIA

Júpiter e Saturno, Os Planetas Sociais

janine milward


Júpiter - deus dos deuses, benfeitor e justiceiro.  Normalmente, passa um ano em cada signo, fazendo, assim, sua movimentação em torno ao Sol ao longo do período de doze anos.

Júpiter nos revela a forma ideal de podemos nos conscientizar de nosso Dharma, nossa essência, nossa maneira de lidar com a vida como um todo, nosso Trabalho de Espiritualidade e de Iluminação.

Sempre os lugares onde encontramos Júpiter - moradia natal ou lugar em trânsito - são abençoados no sentido de que ali encontramos nossa possibilidade de vivenciarmos nosso Dharma, nossa real essência, nossa maneira natural de agirmos e conduzirmos nosso livre-arbítrio. 

Júpiter é o deus dos deuses, benfeitor e justiceiro, sim, isso é certo, mas nem sempre nosso Ego consegue compreender sobre suas benfeitorias e sobre suas justiças sendo implementadas ao longo do seu caminho em nosso Risco do Bordado!  Nem sempre nosso Ego consegue entender questões ou eventos mais infaustos em nossa vida como sendo de justiça e de benfeitoria!  Mas esse não é o caso da Alma: a alma sempre consegue entender tudo; é claro, é a Alma quem teceu o Risco do nosso Bordado!

A verdade é: em sendo Júpiter um Arquétipo voltado para o Dharma, para a justiça e para a proteção,  e para a expansão das situações pessoais e coletivas, é preciso que os eventos que nos vão acontecendo sejam também coadjuvadas pelas demais pessoas junto a nós! 

Saturno - deus do Karma, do tempo e do umbral.  Saturno passa cerca de dois anos e tanto em cada signo, realizando, assim, sua movimentação em torno ao Sol ao longo do período de 29 anos.

Saturno nos revela o nosso Caminho de Encarnação, nosso(s) Trabalho(s) a serem realizados dentro da encarnação nesta Terra, Estação de Trabalho e de Iluminação. Assim, Saturno nos revela nosso(s) Karma(s) que devemos vivenciar nesta vida. Karma é ação e sua potencial reação, Samskara.

Sempre os lugares onde encontramos Saturno - moradia natal ou lugar em trânsito - são pontos fundamentais a serem concretizados em nossa vida no sentido de que ali encontramos nossa possibilidade de vivenciarmos nossos Karmas e nossos Samskaras - ações e reações em potencial - que trazemos acumuladamente, seja de vidas passadas sintetizadas para serem resgatadas nessa vida de hoje, seja em nossa vida atual.  É sempre através de Saturno natal e de Saturno em trânsito que encontramos os lugares onde temos que concretizar nossa vida dentro do Planeta Terra e realizarmos nossas missões de vida. 

Saturno é o Senhor do Umbral porque nos traz  limites!  Esse limite não é somente imposto pelo fato de que o Planeta Saturno, dentro do céu objetivo da astronomia, é o último planeta por nós visto a olho nú, com vista desarmada, sem instrumentos.  É verdade sim, que de Plutão ao Sol, é sempre Saturno o último Planeta a ser visto a olho nú; e da mesma forma, do Sol até Plutão: por isso ele é chamado de Senhor do Umbral.

Mas o Senhor do Umbral possui outros ditames, em si mesmo: ele nos diz claramente que a Terra é um Planeta de Trabalho e de Iluminação e que é aqui, dentro de nossa encarnação propriamente dita, dentro do nosso corpo físico onde nos encontramos com nossa Alma aliada ao nosso Ego, que podemos realmente, dentro da materialização plena, exercermos nosso Trabalho e nossa Iluminação e mais, nossa Liberação ou Imortalidade.  É aqui, na Terra, que vamos resgatando e vivenciando nossos Karmas e Samskaras - ações e reações em potencial - e vamos cultivando nosso Dharma e conseqüente livre-arbítrio, até que finalmente, após um número imenso de encarnações, possamos nos tornar aquilo que conhecemos como Semente que não nasce de novo, ou Semente Queimada, ou seja, um Bodhisattva, um ser que não mais tem Karmas nem Samskaras negativos a serem resgatados e vivenciados e finalizados!

Então, Saturno vem nos apresentar, dentro do seu posicionamento em nosso Risco do Bordado, nosso lugar de maior atenção e concentração em relação ao conjunto de Karmas e Samskaras a serem vivenciados e resgatados em nossa vida, hoje, trazidos de nosso passado.  E ao longo de seu Trânsito através nossas Doze Casas Astrológicas, Saturno vai nos relembrando, concretamente, se estamos cumprindo com nossas missões dentro daqueles Cenários que acolhem aqueles Arquétipos e que não nos esqueçamos, um minuto sequer, que o tempo passa e anda sempre para frente...  é por isso que Saturno também é o senhor do tempo.  Saturno quer que cumpramos nossas missões de encarnação, para que não percamos tempo, para que ganhemos essa encarnação, para que ajamos com seriedade e com compromisso em relação ao nosso Risco do Bordado e suas metas a serem bem realizadas, nessa vida.
..................................

O posicionamento dos Planetas Sociais - Júpiter e Saturno - dentro de nosso Risco do Bordado ou mesmo em Trânsito e realizando seus Aspectos - mais harmoniosos ou menos harmoniosos -, nem sempre são inteiramente pessoais e quase sempre nos são bastante sociais e coletivos, pressupondo também questões relacionadas com os eventos e as ações das pessoas em torno à nossa vida! !  Sendo assim, é sempre necessário que haja uma adequação de tempos, dentro dos eventos e das situações acontecidas, no palco de nossa vida, nos textos, nos cenários, dos atores principais e nos atores coadjuvantes da grande peça de teatro de nossa vida.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 



Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.